Notícias

O trabalho do monitor e do tutor na educação a distância


Os cursos na modalidade a distância têm suas peculiaridades em relação aos presenciais. Estes são totalmente conduzidos pelo professor, com horários rígidos e momentos tira-dúvidas pré-estabelecidos. Já os cursos a distância permitem articular horários conforme o tempo do aluno e promovem a autonomia dos estudantes na construção do conhecimento.

E para que um curso a distância realmente estimule a aprendizagem é essencial contar com monitores e tutores. Mas, quais as funções desses profissionais?

Incentivar, dar informações precisas sobre o acesso e as ferramentas de ensino do curso e contribuir para a autonomia do aluno a distância são ações do monitor.

Já o tutor é responsável por propor atividades, e facilitar a compreensão sobre os assuntos abordados nos cursos.

Tutores e monitores são fundamentais para permitir o fluxo de informações e incentivar a interação entre os alunos, em atividades em grupo, fóruns e chats. Desse modo, o ritmo de estudos é dinâmico, com conteúdos disponíveis em diversos meios, e profissionais atentos à adaptação e à evolução dos estudantes.

Nesse sentido, cabe ressaltar a importância da formação de tutores e monitores.  É necessário ter boa redação, entender o funcionamento do ambiente virtual de aprendizagem (AVA), saber aplicar metodologias de pesquisas, além de interagir com diferentes públicos (visto que na EAD existem cursos desde a iniciação profissional até pós-graduações).

A monitora do Núcleo Integrado de Educação a Distância Sesi, Senai IEL, Natalia Hese, acredita que, por telefone ou via e-mail, o aluno deve perceber que não está sozinho, o que o estimulará aos estudos.

 



"É muito gratificante saber que os alunos estão satisfeitos com os cursos e também poder orientá-los em quaisquer dificuldades. Como tutora é ótima a experiência de promover o conhecimento, independente do horário e da distância", avalia.

Recentemente, Natalia concluiu um curso de tutoria e está aplicando os conhecimentos como tutora do curso Básico de Libras a distância. “É essencial aperfeiçoar a prática da docência on-line, aprender a realizar a mediação e compreender os desafios que podem surgir”, salienta.

Alguns cursos a distância trabalham apenas com monitor, outros só com tutor. Muitos têm a presença dos dois profissionais. Isso depende do enfoque e do ritmo do curso, o que é avaliado durante seu planejamento.




Natalia Hese é monitora dos cursos do Núcleo de EAD